PROGRAMA
20/06; 25-27/06; 2-3-4/07
Prof. Thiago Novaes
Seminários em duplas
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apresentação e debate sobre as metodologias adotadas nos projetos de pesquisa:
Referência para discussão metodológica:
ADRIANA RIBEIRO DE VASCONCELOS |
Investigar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI) no município de Fortaleza – conquistas e desafios na visão de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
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ANA BEATRIZ BEZERRA GOMES |
Avaliar os impactos do Programa MAIS PAIC no desempenho de alunos do 5° ano no SAEF e no SPAECE em escolas do município desde 2015.
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ANDREZZA DE OLIVEIRA LOPES | AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM (APRENDER MAIS) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA-CE | |
ANNA CAROLINA CORDEIRO DE SENA | Avaliação do atendimento e inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo em escolas municipais de Fortaleza-ce: acompanhamento nos anos finais | |
ANNA LIVIA DOS SANTOS LEITAO | Plano Municipal da primeira infância e suas relações com o Centro de Educação Infantil Moura Brasil entre os anos de 2020 a 2023 | |
CARLOS TANCREDO FARIAS DA SILVA | De que forma a história do município de Fortaleza em Escola de Tempo Integral é apresentada aos alunos, numa perspectiva contrária a subalternização social. | |
CAROLINA SONNTAG CAPELO | avaliar os impactos do programa Busca Ativa na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza ( Programa que tem como objetivo acabar com a Evasão Escolar) | |
CLEDSON DE SOUZA SILVA | Dificuldades e desafios na aprendizagem dos alunos advindos de casas de acolhimento nas Escolas no Município de Fortaleza | |
CRISTIANE PONTES VIANA | Programa de Fortalecimento da Aprendizagem- Aprender Mais: avaliar os seus impactos na aprendizagem dos estudantes do ensino fund 1. | |
DANIELE CARVALHO DE ALMEIDA | Práticas corporais na Educação Infantil | |
DENISE MATOS DE ANDRADE | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-PPP DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA | |
DEYVE JOSÉ DA SILVA VIDAL | Justiça Social e cidadania: Impactos na educação de alunos (as) de uma Escola de Tempo Integral de Fortaleza através da disciplina Formação Cidadã. | |
EDNILSA DE OLIVEIRA RIBEIRO | Avaliação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: um Estudo dos Desafios enfrentados na Escola X, no Município de Fortaleza. | |
ERICA FERNANDA DE FREITAS SALES | Pesquisa com foco para o estudo das despolíticas públicas voltadas para EJA. Sobre o projeto racista, misógino, homofóbico que quer acabar com o turno da noite. | |
FRANCENILDE PRADO BEZERRA | Avaliação de Políticas Públicas de Educação do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) no município de Fortaleza os anos 2000. Investigar como se deu a História Social da Cultura a partir dos Teatros e suas sociabilidades, em Fortaleza durante o século XIX. | |
FRANCISCA SILESIA DINIZ PEREIRA DE SIQUEIRA | Avaliar o Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos atendidas na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. | |
ILIVANDA ALVES DE LIMA SANTOS | Mais PAIC: Avaliação da Trajetória do Programa: Impactos e desafios na aprendizagem dos alunos do 9° ano em uma escola pública municipal de Fortaleza. | |
JOCÉLIA ARAÚJO COSTA | Analisar Políticas Públicas de Incentivo ao Esporte na escola e as possibilidades da atenção voltadas para este setor. | |
JONAS SERAFIM DE SOUSA | Avaliação Externa, o SPAECE, aplicado no 9° ano, a partir de 2018 | |
KÁTIA CILENE RODRIGUES GOMES | Avaliações Externas: SPAECE NO CONTEXTO AVALIATIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
LICIA COSTA FARIAS | Avaliar o impacto da implementação das ações previstas no Projeto Fortaleza 2040, relacionadas à Educação Inclusiva dentro das Escolas Municipais de Fortaleza. | |
LIDIANA DE ARAUJO MACIEL SABINO | POLÍTICAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO E OS RESULTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA | |
LÍGIA DUARTE DA SILVA | Como o AEE tem impactado com a sua práxis na aprendizagem das crianças com deficiência na educação infantil de 2 a 5 anos na Escola Maria Zélia correia. | |
LILIANNE SANTOS MOURA | Educação Integral e em Tempo Integral: Uma análise do Projeto Integração na Escola Municipal José Ayrton Teixeira. | |
LUCIOLA DOS SANTOS CARDOSO | Uma Força para Cultura”- ações e impactos de sua interação com a Educação. | |
MANUELLA FERREIRA DOS ANJOS SANTOS | Pedagoga – Estudo sobre: formação continuada de professores para educação Ambiental | |
MÁRCIA GABRIELA RODRIGUES DA COSTA | Os desafios do processo de formação de professores na retomada das aulas no período de pandemia da covid 19 | |
MARIA DAS GRAÇAS SAMPAIO DO VALE | Políticas públicas e evasão escolar: impactos e práticas de gestão democrática e políticas públicas de educação no primeiro ciclo do projeto Fortaleza 2040. | |
MARIA IRINEIDE DE ANDRADE MARTINS | Biblioteca Escolar – que lugar é esse? – um estudo avaliativo em Fortaleza a partir da Lei 12.244/2010 | |
MARIA PATRÍCIA BARROS LIMA | AVALIAÇÃO DO PME 2015 – 2025 DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO EIXO EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ALUNOS SURDOS: IMPLICAÇÕES E NOVOS DESAFIOS | |
MARIA RIVANIA SANTANA SOARES | ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ENQUANTO ESPAÇO DE PREVENÇÃO À ADOLESCÊNCIA EM CONFLITO COM A LEI. | |
MARIA SORAHYA DOS SANTOS | AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA APRENDER MAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR | |
MARIO BARBOSA OLIVEIRA | Trabalhar os impactos sociais das areninhas na prefeitura do prefeito Roberto Cláudio. | |
NAGILA LIRA AMORIM OLIMPIO | Avaliar as políticas educacionais de recomposição da aprendizagem da rede municipal de Fortaleza, considerando a consolidação do processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas do 1º ao 3º ano no contexto pós pandemia, com vistas na alfabetização na idade certa, através do Programa Alfa 1,2,3. | |
RANIERE DE SOUSA GONDIM GOES | Educação infantil inclusiva: Um olhar da Psicologia frente aos desafios e possibilidades da prática docente. | |
REGINALDIA GARCIA DA SILVA | Desafios da política de Atendimento Educacional Especializado – AEE em seu contexto de prática | |
SANDRA REGINA PINHEIRO MELO FILGUEIRAS | Pesquisa: Mulheres que retornam à escola: a importância da EJA como política pública na valorização de seus saberes e cultura. | |
SUELEN AGUIAR GIRÃO | Políticas e práticas de inclusão para a educação de crianças autistas no ensino fundamental: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Fortaleza | |
SUELY BRAGA RIBEIRO | O impacto do Programa Aprender Mais na aprendizagem dos alunos do 5Ano . | |
TATIANA SABOYA ALBUQUERQUE DINIZ | Percursos da construção das Políticas Públicas para a Educação Infantil no município de Fortaleza nos últimos 10 anos | |
VÂNIA LÚCIA SOARES RODRIGUES | Avaliar o Programa Mais Educação, especialmente, o Projeto Aprender Mais, em Fortaleza. | |
Programa do Curso:
Políticas Setoriais e Desenvolvimento Regional
07/05; 16/05; 21/05; 23/05; 28/05; 29/05;
PARTE I – Interseccionalidade e Políticas Setoriais
Prof. Thiago Novaes
07/05 – Aula 1: Apresentação do curso
16/05 – Aula 2:
- GT1 – POLÍTICAS CONTRACOLONIAIS
- Poquiviqui, Agilson [2019]. Racismo ambiental e violência identitária: um estudo sociológico dos impactos socioambientais de projetos de barragens no estado do Mato Grosso. Tese de doutorado em Sociologia, UFSCAR.
- Oliveira, Cleuza Maria de. [2022]. A implementação da Lei 10.639/2003 em projetos multidisciplinares: um estudo de caso na Escola Estadual Profa. Maria Coutinho (Contagem-MG). 2021. 146 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.
- Simondon, G. [1958] Introdução in: Do Modo de Existência dos Objetos Técnicos.
- GT2 – TERRITÓRIO, CIDADE e INFRAESTRUTURA
- Moura, Rafael Costa [2018]. Habitação social em Fortaleza – CE pós Ministério das Cidades: análise das intervenções promovidas pelo governo municipal. Dissertação de Mestrado, USP.
- Silva, Kelly Maria [2022]. A rede social de inteligência coletiva e a criatividade na cidade : implicações teóricas e proposição de framework para cidades inteligentes e criativas. Tese de doutorado, UFPE.
- GT3 – POLÍTICAS CULTURAIS
- Costa, Leonardo; Rocha, Renata [2021]. Estudos em Políticas Culturais: passado, presente, futuro? Extraprensa – Cultura e Comunicação na América-Latina.
- Turino, Célio [2023]. Viagem à semente: uma anamnese da Cultura Viva. Tese de doutorado, USP.
- Araújo, Luciana [2022]. Linguagem simples como política pública de comunicação: evidências a partir do caso da Prefeitura de São Paulo. Dissertação de Mestrado, UCPE.
GT4 – POLÍTICAS DO CORPO
Roberta Vitorino Belchior Maciel
- Vargas, Diogo [2022]. “Por um Brasil Sorridente”: Acesso às Políticas Públicas de Saúde Bucal em Campos dos Goytacaez/RJ. Tese de Doutorado, UENF.
- Micheli, Michela Patrícia [2021]. Mediação e intervenção social nos conflitos de família. Orientador: Irlys Alencar Firmo Barreira. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
- Leandro, Leonésia et al. [2021]. Acessibilidade e Inclusão em Museus e Centros de Ciências em Teses e Dissertações. Investigações Em Ensino De Ciências, 26(2), 421–444.
- Lima Neto, Luiz H. [2018]. ANÁLISE DE ESTRESSE OCUPACIONAL EM UM QUARTEL DE BUSCA E SALVAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO CEARÁ. Monografia, Administração.
- CARNAVALE, B. F. Comportamento sedentário e nível de atividade física na síndrome da fragilidade. 2022. 118 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos.
- GT5 – DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
- Benício, L. F. S. [2022]. Por uma de(s)colonização da saúde mental: vozes negras na produção do campo da atenção psicossocial do Ceará. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
- Costa, Irlena M. M. [2017]. “Eu dizendo uma coisa e todo mundo dizendo outra”: O “abuso sexual infantojuvenil” em múltiplos contextos. Tese de doutorado, PPGCS.
- CRISTINA DA COSTA BONFIM, L.; et al. [2022]. PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL: O PAPEL DA SOCIEDADE NA LUTA PELOS DIREITOS SOCIAIS. REVISTA DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 149–168, 2022.
- GT6 – EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
- Silva, Marina K. P. [2022] Materialidade na Educação Waldorf. Tese de Doutorado, faculdade de Educação, UnB.
- Cezário, Vanessa C. [2021]. O oficioso do discurso pedagógico sobre a autonomia: estudo de caso em uma escola democrática. Tese de Doutorado, USP.
- Silva, Marcília [2017]. A implementação dos programas de contraturno escolar e as representações de lazer e esporte. Tese de Doutorado, UFMG.
- Chagas Lima, B. et al. [2021]. A EDUCAÇÃO COMO INDUTORA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. Anais do Simpósio Latino-Americano de Estudos de Desenvolvimento Regional, IJUÍ – RS – BRASIL, v. 2, n. 1.
Ana Lúcia da Silva de Almeida
Título: Avaliação da Política Pública da EJA: interlocução entre a prática pedagógica e o PNE.
Palavras-chave: desafios; EJA; políticas educacionais
Francisca Lúcia da Silva
Avaliação do Conselho Escolar como Unidade Executora na Construção da Gestão Democrática em Escolas Públicas de Maracanaú
Palavras-chave: Conselho Escolar; Participação Democrática; Gestão Gerencial
- Alves, Mayara. A ATUAÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR COMO UNIDADE EXECUTORA NA
CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DO
MUNICÍPIO, DE DELMIRO GOUVEIA/AL
Plácido José Souza Cavalcante
Título: Avaliação de Política Pública do Estágio do Ensino Médio Propedêutico: o impacto social dos estágios em duas escolas públicas de Maracanaú
Palavras-chave: Estágios Remunerados; Jovem Aprendiz;
- Chaves & Ramos, 2017. O Estágio de Nível Médio nas Escolas de Maracanaú
29/05
Márcio Barros Pontes
Título: Participação Popular e Plano Ceará 2050: uma avaliação sobre o planejamento estratégico de desenvolvimento de longo prazo no estado do Ceará
Palavras-chave: Controle social; Participação Popular; Desenvolvimento; Avaliação em Profundidade
- José Nascimento e José Barros Neto. O Processo de Planejamento Estratégico Territorial. Análise da Plataforma Ceará 2050
Pryscila Lobo
Avaliação do desenho da política estadual de promoção da saúde do Ceará como ferramenta de subsídio para implementação de políticas públicas.
Palavras-chave: promoção da saúde; democracia; planejamento
- Karine Sousa Julião. Cooperação Intergovernamental na Saúde.
Marcus Otávio Câmara Monteiro
Título: Avaliação das Ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social: um estudo de caso da Assembleia
Palavras-chave: servidor público; ODS; avaliação em profundidade
- Camacho & Peruzzo Jr. 2019. AVALIAÇÃO DOS ÍNDICES DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL E GOVERNANÇA SUSTENTÁVEL DAS CIDADES
Sônia Maria Santos Assunção
Título:
Palavras-chave: Velhice; gênero; família
- Daniel Vieira Silva, 2022. Gênero, sexualidade e envelhecimento: (des) articulações na educação e(m) saúde
Davi Roosewelt Marques de França.
Avaliando o Programa de Transferência de Renda CMIC do Programa Mais Infância
- Onélia da Santana e al. 2022. Histórico e monitoramento do Programa Mais Infância Ceará: Relato de experiência
- Oliveira, Marcos Aurélio Silveira de. [2019]. O planejamento estatal como instrumento para a efetividade da política pública de saneamento básico: um estudo sobre os serviços de esgotamento sanitário no município de Fortaleza/Ce. 181 f. : Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Programa de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Políticas Setoriais de Gênero
- Tokasrski, C. P. et alii. [2023]. De Política Pública à Ideologia de Gênero: o processo de (des)institucionalização das políticas para as mulheres de 2003 a 2020. In: DESMONTE E RECONFIGURAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (2016-2022). Brasília: Ipea, p. 321-356.
- Vigano, S. M. M. ; Lafin, M. H. L. F. [2021]. Mulheres, políticas públicas e combate à violência de gênero. Dossiê: Relações entre Crime e Gênero: um balanço • História 38.
Políticas Setoriais de Cultura, Esporte e Acessibilidade
- Brito, A. [2023]. Perspectivas e Trajetória Recente da Área da Cultura: nota temática do catálogo de políticas públicas. Brasília: Ipea.
- Cárdenas, R. N. [2022]. Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Da Teoria aos Programas e Projetos de Intervenção. LICERE – Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(3), p. 292–328.
- Mesquita, L. S. [2017]. Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior
Políticas Setoriais de Educação – Avaliação e Aprendizado
- Gomes, S. S.; Melo, S. D. G. [2018]. Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educ. Real. 43 (4) • Oct-Dec.
- Santos, L. [2022]. A evasão escolar versus as políticas e práticas educativas em escolas públicas de Santo Amaro (BA)-Brasil. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras São Francisco do Conde (BA), vol. 2, nº Especial, p. 32-52.
- Juraszek, L.; Gumbowsky, A. [2020]. Jovem Aprendiz no Cenário das Políticas Públicas de Emprego. Editora Unijuí, Desenvolvimento em Questão, Ano 18, n. 53, out./dez.
Políticas InterSetoriais
- Sales Jr. [2014]. O Terreiro e a Cidade: ancestralidade e territorialidade nas políticas de ação afirmativa. Est. Soc. [online]. vol. 2, n. 20.
- Fernandez, B. P. M. [2022]. Políticas públicas de gênero no brasil: até que ponto vale a pena punir?. ITEC, p. 1-29.
- Aguiar, A. K. B. [2022]. Avaliação das políticas de inclusão e acessibilidade na Universidade Federal do Ceará.
PARTE II
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Demografia e Políticas Públicas
O processo em marcha da “Transição Demográfica” e a sua inserção nas Políticas Públicas do País.
- Roberto Smith ; Texto Base de Demografia
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Políticas de desenvolvimento regional
- Uma visão geral
- Clélio Campolina Diniz e Marco Crocco; Bases Teóricas e instrumentais da economia regional e urbana e sua aplicabilidade ao Brasil: uma breve reflexão; in Economia Regional e Urbana: Contribuições Teóricas Recentes; Editora UFMG.
- Ann R. Markussen; Região e Regionalismo: um enfoque marxista; in Espaço & Debates: Revista de Estudos Regionais e Urbanos; Ano 1, nº 2, maio de 1981, p. 61-99
- Rosângela Nair de C. Barbosa; A Política Nacional de Desenvolvimento Regional – “das letras da lei ao sentido do texto”; in Revista Políticas Públicas; S. Luís, v.16, n.1, p.37-50, jan-jun 2012.
2.2 Desenvolvimento regional do Nordeste
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GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste: Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste; in Formação Econômica do Brasil: a experiência da industrialização. Organizadores: Flávio Versiani e José Roberto Mendonça de Barros, Série ANPEC, Leituras de Economia. Saraiva, 1977, p.293-338.
- Celso Furtado; Uma Política de Desenvolvimento para o Nordeste; in Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 1, 1, p. 12-19, dez. 1981
- Tânia Bacelar de Araújo; Nordeste: desenvolvimento recente e perspectivas; BNDES, Nº 19; Biblioteca Digital; 2013.
- Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste 2019 – PRDNE-2019; Sudene, Recife, julho 2019.
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Desenvolvimento Urbano
- Roberto Luís Monte-Mór: As teorias urbanas e o planejamento urbano no Brasil; In: Economia Regional e Urbana: Contribuições Teóricas Recentes p.61-85: org, por Clélio Campolina Diniz e Marco Crocco.
- Francisco de Oliveira; O Estado e o Urbano no Brasil; in Espaço& Debates – Revista de Estudos Regionais e Urbanos; n. 6; jun/set-1982, p. 36 – 54; S. Paulo.
- Roberto Smith; A área central de Fortaleza; in Fórum Adolfo Herbster, Fortaleza
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Desenvolvimento do Turismo
- Roberto Smith; A evolução da política pública de turismo no Brasil e no Ceará.
- Lei Estadual nº 16.949 de 29/07/2019 de iniciativa do poder executivo que dispõe sobre a criação de Distritos Turísticos no Estado do Ceará. Tema de debate em sala de aula. Base em Avaliação de Impacto Legislativo – AIL.
- Fortaleza 2040 – Template Turismo (revisão Roberto Smith)