PROGRAMA 

20/06; 25-27/06; 2-3-4/07

Prof. Thiago Novaes

Seminários em duplas

  • apresentação e debate sobre as metodologias adotadas nos projetos de pesquisa:

Referência para discussão metodológica:

 

 

ADRIANA RIBEIRO DE VASCONCELOS

Investigar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEE-EI) no município de Fortaleza – conquistas e desafios na visão de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

 

 
ANA BEATRIZ BEZERRA GOMES

Avaliar os impactos do Programa MAIS PAIC no desempenho de alunos do 5° ano no SAEF e no SPAECE em escolas do município desde 2015.

 

 
ANDREZZA DE OLIVEIRA LOPES AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE FORTALECIMENTO DA APRENDIZAGEM (APRENDER MAIS) NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA-CE  
ANNA CAROLINA CORDEIRO DE SENA Avaliação do atendimento e inclusão de alunos com transtorno do espectro do autismo em escolas municipais de Fortaleza-ce: acompanhamento nos anos finais  
ANNA LIVIA DOS SANTOS LEITAO Plano Municipal da primeira infância e suas relações com o Centro de Educação Infantil Moura Brasil entre os anos de 2020 a 2023  
CARLOS TANCREDO FARIAS DA SILVA De que forma a história do município de Fortaleza em Escola de Tempo Integral é apresentada aos alunos, numa perspectiva contrária a subalternização social.  
CAROLINA SONNTAG CAPELO avaliar os impactos do programa Busca Ativa na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza ( Programa que tem como objetivo acabar com a Evasão Escolar)  
CLEDSON DE SOUZA SILVA Dificuldades e desafios na aprendizagem dos alunos advindos de casas de acolhimento nas Escolas no Município de Fortaleza  
CRISTIANE PONTES VIANA Programa de Fortalecimento da Aprendizagem- Aprender Mais: avaliar os seus impactos na aprendizagem dos estudantes do ensino fund 1.  
DANIELE CARVALHO DE ALMEIDA Práticas corporais na Educação Infantil  
DENISE MATOS DE ANDRADE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ACOMPANHAMENTO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-PPP DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA  
DEYVE JOSÉ DA SILVA VIDAL Justiça Social e cidadania: Impactos na educação de alunos (as) de uma Escola de Tempo Integral de Fortaleza através da disciplina Formação Cidadã.  
EDNILSA DE OLIVEIRA RIBEIRO Avaliação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: um Estudo dos Desafios enfrentados na Escola X, no Município de Fortaleza.  
ERICA FERNANDA DE FREITAS SALES Pesquisa com foco para o estudo das despolíticas públicas voltadas para EJA. Sobre o projeto racista, misógino, homofóbico que quer acabar com o turno da noite.  
FRANCENILDE PRADO BEZERRA Avaliação de Políticas Públicas de Educação do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) no município de Fortaleza os anos 2000. Investigar como se deu a História Social da Cultura a partir dos Teatros e suas sociabilidades, em Fortaleza durante o século XIX.  
FRANCISCA SILESIA DINIZ PEREIRA DE SIQUEIRA Avaliar o Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz e seus impactos no desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos atendidas na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.  
ILIVANDA ALVES DE LIMA SANTOS Mais PAIC: Avaliação da Trajetória do Programa: Impactos e desafios na aprendizagem dos alunos do 9° ano em uma escola pública municipal de Fortaleza.  
JOCÉLIA ARAÚJO COSTA Analisar Políticas Públicas de Incentivo ao Esporte na escola e as possibilidades da atenção voltadas para este setor.  
JONAS SERAFIM DE SOUSA Avaliação Externa, o SPAECE, aplicado no 9° ano, a partir de 2018  
KÁTIA CILENE RODRIGUES GOMES Avaliações Externas: SPAECE NO CONTEXTO AVALIATIVO DO ENSINO FUNDAMENTAL.  
LICIA COSTA FARIAS Avaliar o impacto da implementação das ações previstas no Projeto Fortaleza 2040, relacionadas à Educação Inclusiva dentro das Escolas Municipais de Fortaleza.  
LIDIANA DE ARAUJO MACIEL SABINO POLÍTICAS PÚBLICAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA: UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO EM CONTEXTO E OS RESULTADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA  
LÍGIA DUARTE DA SILVA Como o AEE tem impactado com a sua práxis na aprendizagem das crianças com deficiência na educação infantil de 2 a 5 anos na Escola Maria Zélia correia.  
LILIANNE SANTOS MOURA Educação Integral e em Tempo Integral: Uma análise do Projeto Integração na Escola Municipal José Ayrton Teixeira.  
LUCIOLA DOS SANTOS CARDOSO Uma Força para Cultura”- ações e impactos de sua interação com a Educação.  
MANUELLA FERREIRA DOS ANJOS SANTOS Pedagoga – Estudo sobre: formação continuada de professores para educação Ambiental  
MÁRCIA GABRIELA RODRIGUES DA COSTA Os desafios do processo de formação de professores na retomada das aulas no período de pandemia da covid 19  
MARIA DAS GRAÇAS SAMPAIO DO VALE Políticas públicas e evasão escolar: impactos e práticas de gestão democrática e políticas públicas de educação no primeiro ciclo do projeto Fortaleza 2040.  
MARIA IRINEIDE DE ANDRADE MARTINS Biblioteca Escolar – que lugar é esse? – um estudo avaliativo em Fortaleza a partir da Lei 12.244/2010  
MARIA PATRÍCIA BARROS LIMA AVALIAÇÃO DO PME 2015 – 2025 DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA NO EIXO EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ALUNOS SURDOS: IMPLICAÇÕES E NOVOS DESAFIOS  
MARIA RIVANIA SANTANA SOARES ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ENQUANTO ESPAÇO DE PREVENÇÃO À ADOLESCÊNCIA EM CONFLITO COM A LEI.  
MARIA SORAHYA DOS SANTOS AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA APRENDER MAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR  
MARIO BARBOSA OLIVEIRA Trabalhar os impactos sociais das areninhas na prefeitura do prefeito Roberto Cláudio.  
NAGILA LIRA AMORIM OLIMPIO Avaliar as políticas educacionais de recomposição da aprendizagem da rede municipal de Fortaleza, considerando a consolidação do processo de alfabetização dos estudantes matriculados nas turmas do 1º ao 3º ano no contexto pós pandemia, com vistas na alfabetização na idade certa, através do Programa Alfa 1,2,3.  
RANIERE DE SOUSA GONDIM GOES Educação infantil inclusiva: Um olhar da Psicologia frente aos desafios e possibilidades da prática docente.  
REGINALDIA GARCIA DA SILVA Desafios da política de Atendimento Educacional Especializado – AEE em seu contexto de prática  
SANDRA REGINA PINHEIRO MELO FILGUEIRAS Pesquisa: Mulheres que retornam à escola: a importância da EJA como política pública na valorização de seus saberes e cultura.  
SUELEN AGUIAR GIRÃO Políticas e práticas de inclusão para a educação de crianças autistas no ensino fundamental: um estudo de caso na rede municipal de ensino de Fortaleza  
SUELY BRAGA RIBEIRO O impacto do Programa Aprender Mais na aprendizagem dos alunos do 5Ano .  
TATIANA SABOYA ALBUQUERQUE DINIZ Percursos da construção das Políticas Públicas para a Educação Infantil no município de Fortaleza nos últimos 10 anos  
VÂNIA LÚCIA SOARES RODRIGUES Avaliar o Programa Mais Educação, especialmente, o Projeto Aprender Mais, em Fortaleza.  
     
Programa do Curso:

Políticas Setoriais e Desenvolvimento Regional

07/05; 16/05; 21/05; 23/05; 28/05; 29/05;

PARTE I – Interseccionalidade e Políticas Setoriais 

Prof. Thiago Novaes

 

07/05 – Aula 1: Apresentação do curso
16/05 – Aula 2:
  • GT1 – POLÍTICAS CONTRACOLONIAIS
Antônio Roberto Pinto Júnior
Título projeto: NOSSO RACISMO AMBIENTAL DE CADA DIA E UMA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DO PROJETO SÃO JOSÉ III PARA POVOS INDÍGENAS NO CEARÁ: OS JENIPAPO-KANINDÉ. 
Palavras-chave: Racismo Ambiental. Povos Indígenas. Desenvolvimento Rural.
Fernando Cordeiro 
A implantação da lei 10.639 – Ensino da história da África e cultura afro brasileira na escola pública.
Palavra chave: Educação. Cultura. Raça Negra. Política Pública.
Renato Torres de Abreu Neto
Título do Projeto: RECONHECIMENTO FACIAL E DISCRIMINAÇÃO ALGORÍTMICA: UMA ANÁLISE DA TECNOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA PÚBLICA PELO ESTADO DO CEARÁ
Palavras-chave: Reconhecimento Facial; Tecnologia, Discriminação; Algoritmo.
  • Simondon, G. [1958] Introdução in: Do Modo de Existência dos Objetos Técnicos. 

 

  • GT2 – TERRITÓRIO, CIDADE e INFRAESTRUTURA
Francisca Analice Araújo Barbosa
Título do Projeto: DESAFIOS HISTÓRICOS DO CONJUNTO PALMEIRAS: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA DE HABITAÇÃO.
Palavras-chave: Território e Cultura. Habitação. Conjunto Palmeiras.
Valdemice Costa de Sousa (Valdo)
Título do Projeto: DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E CULTURAL DE FORTALEZA, CIDADE CRIATIVA DO DESIGN: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA
Palavras-chave: Cidades Criativas. Políticas Públicas Culturais. Economia Criativa. Design e Desenvolvimento.
Olga Rodrigues Loiola
Título do Projeto: AVALIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS DO PROGRAMA CISTERNAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS NO MUNICÍPIO DE TAUÁ – CE
Palavras-chave: Tecnologias Sociais, Agricultura Familiar, Segurança Alimentar.
21/05
Claudia Coelho Gomes 
Título do projeto: ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO ESTADO DO CEARÁ: UMA ANÁLISE DE INFRAESTRUTURA E CONSERVAÇÃO.
Palavras-chave: Política Educacional, Infraestrutura Escolar, Qualidade da Educação.
  • GT3 – POLÍTICAS CULTURAIS
Tatiana Soares Gonçalves
Título do Projeto: PROCESSOS FORMATIVOS E POLÍTICAS CULTURAIS: AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DO PORTO IRACEMA DAS ARTES EM FORTALEZA. 
Palavras-chave: Cultura, Educação, Arte e Políticas Culturais.
José Wendel Cavalcante Ferreira
Título do projeto: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA ESTADUAL CULTURA VIVA: PONTOS DE CULTURA
E AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL E A ECONOMIA
CRIATIVA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA.
Palavras-chave: Políticas culturais. Cidadania cultural. Trabalho. Renda.
Carmem Ciene Pinheiro Santos
Título do projeto: A utilização da Lei de Linguagem Simples para a democratização da informação: percepção do público usuário do Edital Painéis Artísticos nas Escolas
Palavras-chave: Linguagem Simples. Democratização da Informação. Comunicação Pública.

GT4 – POLÍTICAS DO CORPO

Roberta Vitorino Belchior Maciel

Título do Projeto: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA BRASIL SORRIDENTE EM FORTALEZA- CEARÁ: UMA AVALIAÇÃO EM PROFUNDIDADE.
Palavras-chave: Políticas Públicas; Brasil Sorridente; Política em Saúde Bucal.
23/05
Juliana Mota Holanda
Título do Projeto: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COMO FORMAÇÃO SOCIAL E HUMANA NO NÚCLEO COMUNITÁRIO DA PARANGABA EM FORTALEZA-CEARÁ.
Palavras Chaves: Gestão de Conflitos. Direitos Humanos. Cultura de Paz.
  • Micheli, Michela Patrícia [2021]. Mediação e intervenção social nos conflitos de família. Orientador: Irlys Alencar Firmo Barreira. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Programa de Pós-graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Francisco Marcos Rodrigues de Souza; 
Título do Projeto: A ACESSIBILIDADE CULTURAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DO CEARÁ: COMO GARANTIA DE DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; 
Palavras-chave: Acessibilidade cultural. Biblioteca Pública. Pessoas com Deficiência.
Samara Dantas Pinheiro Título do Projeto: PROJETO JOVEM BRIGADISTA DE VALOR: IMPACTO NA VIDA DOS JOVENS ASSISTIDOS E DE SUAS FAMÍLIAS FRENTE ÀS DIFICULDADES E VULNERABILIDADES 
 Palavras-chaves: Jovens. Família. Educação. Projeto Social.
Airton Rodrigues Barroso Junior 
Título do Projeto:
Movimentação na velhice: uma avaliação antropológica do Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade.
Palavras-chave: Velhice. Atividades Físicas. Engajamento Social.
  • GT5 – DIREITOS HUMANOS E DEMOCRACIA
Caroline Rodrigues de Assunção Vitoriano
Título do Projeto: A RELAÇÃO ENTRE OS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL E OS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO À AVALIAÇÃO DA POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 
Palavras-chave: Atenção Psicossocial. Reforma psiquiátrica. Instituições.
Leide Daiana Carvalho Cunha
Título do Projeto: DESAFIOS DA CENA CONTEMPORÂNEA: AVALIAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO SEXUAL INFANTIL E O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL EM FORTALEZA/CE 
Palavras-chave: Política Pública. Abuso Sexual. Infância.
Airton Martins
Controle social como instrumento de Fortalecimento da democracia
Palavras: Controle Social. Democracia. 
28/05
  • GT6 – EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Emanuele Loiola Rodrigues
Título do projeto: O sistema de avaliação do ensino fundamental – SAEF, e seu impacto nos resultados de leitura e escrita para as turmas de 1o ano de duas escolas da rede municipal de Fortaleza.
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Alfabetização. PAIC. Formação Continuada.
Cristiane Rodrigues Batista
Título do Projeto: A relevância do Programa de Autonomia Escolar nas escolas da rede municipal de Maracanaú 
Palavras – chaves: Financiamento da Educação. Autonomia. Melhoria nos Indicadores de Aprendizagem.
Beatriz Sousa Dias
Contraturno escolar: um olhar sob a perspectiva pedagógica e social nos programa nas escolas de Maracanaú Ceará
Palavras: Educação. Contraturno Escolar. Efetividade Pedagógica e Social.
Michelle Lima R. M. de Souza
Título do Projeto: Políticas Públicas no Ceará: um estudo de caso sobre a relação entre educação básica e desenvolvimento territorial. 
Palavras: Política Pública; Desenvolvimento Territorial; Educação Básica.

Ana Lúcia da Silva de Almeida

Título: Avaliação da Política Pública da EJA: interlocução entre a prática pedagógica e o PNE.

Palavras-chave: desafios; EJA; políticas educacionais

 

Francisca Lúcia da Silva

Avaliação do Conselho Escolar como Unidade Executora na Construção da Gestão Democrática em Escolas Públicas de Maracanaú

Palavras-chave: Conselho Escolar; Participação Democrática; Gestão Gerencial

 

Plácido José Souza Cavalcante

Título: Avaliação de Política Pública do Estágio do Ensino Médio Propedêutico: o impacto social dos estágios em duas escolas públicas de Maracanaú

Palavras-chave: Estágios Remunerados; Jovem Aprendiz;

29/05

Márcio Barros Pontes

Título: Participação Popular e Plano Ceará 2050: uma avaliação sobre o planejamento estratégico de desenvolvimento de longo prazo no estado do Ceará

Palavras-chave: Controle social; Participação Popular; Desenvolvimento; Avaliação em Profundidade

Pryscila Lobo

Avaliação do desenho da política estadual de promoção da saúde do Ceará como ferramenta de subsídio para implementação de políticas públicas.

Palavras-chave: promoção da saúde; democracia; planejamento

 

Marcus Otávio Câmara Monteiro

Título: Avaliação das Ações de Sustentabilidade e Responsabilidade Social: um estudo de caso da Assembleia

Palavras-chave: servidor público; ODS; avaliação em profundidade

 

Sônia Maria Santos Assunção

Título: 

Palavras-chave: Velhice; gênero; família

Davi Roosewelt Marques de França.

Avaliando o Programa de Transferência de Renda CMIC do Programa Mais Infância

 
 
 
 
 
Rachel Maia Rôla Timbó Silveira 
Título do Projeto: “A política pública de saneamento básico e suas repercussões no conjunto palmeiras no município de Fortaleza – Ceará”
Palavras chave: Saneamento Básico. Saúde e Desigualdade Social.
 
Políticas Setoriais de Gênero
  1. Tokasrski, C. P. et alii. [2023]. De Política Pública à Ideologia de Gênero: o processo de (des)institucionalização das políticas para as mulheres de 2003 a 2020. In: DESMONTE E RECONFIGURAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (2016-2022). Brasília: Ipea, p. 321-356. 
  2. Vigano, S. M. M. ; Lafin, M. H. L. F.  [2021]. Mulheres, políticas públicas e combate à violência de gênero. Dossiê: Relações entre Crime e Gênero: um balanço • História 38. 
Políticas Setoriais de Cultura, Esporte e Acessibilidade
  1. Brito, A. [2023]. Perspectivas e Trajetória Recente da Área da Cultura: nota temática do catálogo de políticas públicas. Brasília: Ipea. 
  2. Cárdenas, R. N. [2022]. Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Da Teoria aos Programas e Projetos de Intervenção.  LICERE – Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer25(3), p. 292–328. 
  3. Mesquita, L. S. [2017]. Políticas Públicas de Inclusão: o acesso da pessoa surda ao ensino superior
Políticas Setoriais de Educação – Avaliação e Aprendizado
  1. Gomes, S. S.; Melo, S. D. G. [2018]. Políticas de Avaliação e Gestão Educacional: articulações, interfaces e tensões. Educ. Real. 43 (4) • Oct-Dec. 
  2. Santos, L. [2022]. A evasão escolar versus as políticas e práticas educativas em escolas públicas de Santo Amaro (BA)-Brasil. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras São Francisco do Conde (BA), vol. 2, nº Especial, p. 32-52.
  3. Juraszek, L.; Gumbowsky, A. [2020]. Jovem Aprendiz no Cenário das Políticas Públicas de Emprego. Editora Unijuí, Desenvolvimento em Questão, Ano 18, n. 53, out./dez. 
Políticas InterSetoriais 
  1. Sales Jr. [2014]. O Terreiro e a Cidade: ancestralidade e territorialidade nas políticas de ação afirmativa. Est. Soc. [online]. vol. 2, n. 20. 
  2. Fernandez, B. P. M. [2022]. Políticas públicas de gênero no brasil: até que ponto vale a pena punir?. ITEC, p. 1-29. 

 

PARTE II

 

  1. Demografia e Políticas Públicas

O processo em marcha da “Transição Demográfica” e a sua inserção nas Políticas Públicas do País.

  • Roberto Smith ; Texto Base de Demografia
  1. Políticas de desenvolvimento regional
    1. Uma visão geral
  • Clélio Campolina Diniz e Marco Crocco; Bases Teóricas e instrumentais da economia regional e urbana e sua aplicabilidade ao Brasil: uma breve reflexão; in Economia Regional e Urbana: Contribuições Teóricas Recentes; Editora UFMG.
  • Ann R. Markussen; Região e Regionalismo: um enfoque marxista; in Espaço & Debates: Revista de Estudos Regionais e Urbanos; Ano 1, nº 2, maio de 1981, p. 61-99
  • Rosângela Nair de C. Barbosa; A Política Nacional de Desenvolvimento Regional – “das letras da lei ao sentido do texto”; in Revista Políticas Públicas; S. Luís, v.16, n.1, p.37-50, jan-jun 2012.
2.2 Desenvolvimento regional do Nordeste
  • GTDN – Grupo de Trabalho para o Desenvolvimento do Nordeste: Uma política de desenvolvimento econômico para o Nordeste; in Formação Econômica do Brasil: a experiência da industrialização. Organizadores: Flávio Versiani e José Roberto Mendonça de Barros, Série ANPEC, Leituras de Economia. Saraiva, 1977, p.293-338.
  • Celso Furtado; Uma Política de Desenvolvimento para o Nordeste; in Novos Estudos Cebrap, São Paulo, v. 1, 1, p. 12-19, dez. 1981
  • Tânia Bacelar de Araújo; Nordeste: desenvolvimento recente e perspectivas; BNDES, Nº 19; Biblioteca Digital; 2013.
  • Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste 2019 – PRDNE-2019; Sudene, Recife, julho 2019.
  1. Desenvolvimento Urbano
  • Roberto Luís Monte-Mór: As teorias urbanas e o planejamento urbano no Brasil; In: Economia Regional e Urbana: Contribuições Teóricas Recentes p.61-85: org, por Clélio Campolina Diniz e Marco Crocco.
  • Francisco de Oliveira; O Estado e o Urbano no Brasil; in Espaço& Debates – Revista de Estudos Regionais e Urbanos; n. 6; jun/set-1982, p. 36 – 54; S. Paulo.
  • Roberto Smith; A área central de Fortaleza; in Fórum Adolfo Herbster, Fortaleza
  1. Desenvolvimento do Turismo
  • Roberto Smith; A evolução da política pública de turismo no Brasil e no Ceará.
  • Lei Estadual nº 16.949 de 29/07/2019 de iniciativa do poder executivo que dispõe sobre a criação de Distritos Turísticos no Estado do Ceará. Tema de debate em sala de aula. Base em Avaliação de Impacto Legislativo – AIL.
  • Fortaleza 2040 – Template Turismo (revisão Roberto Smith)